separadorA.png

Singles | Falco ‎– Rock Me Amadeus

screen01.jpg

Outra música muito boa que não vai ficar de fora na Festa Reflex é “Rock Me Amadeus”. Pra quem não sabe, esta canção é um dos maiores hits do cantor austríaco Johann (Hans) Hölzel, popularmente conhecido como Falco. 
 

“Rock Me Amadeus” foi lançada mundialmente em um single homônimo em 1985 e também está presente no terceiro álbum do artista, “Falco3”.
 

Escrito por Falco e produzido pelo duo holandês Bolland&Bolland, este hit fala basicamente da vida e obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e foi inspirado em Amadeus, um filme premiadíssimo do diretor Milos Forman.
 

A versão original é cantada somente em alemão. Mas, em alguns singles de 7” e 12” foi lançada uma versão em inglês e alemão desta música, como parte da estratégia para ganhar o mercado internacional. A tática deu muito certo, pois “Rock Me Amadeus” ocupou o 1º lugar em vários países, como Estados Unidos e Reino Unido.

FICHA
 

Falco ‎– Rock Me Amadeus
Data de Lançamento: 1985
Estilo: Synthpop
 

Lado A
01. 01. Rock Me Amadeus (Special Salieri Club Mix) - 8:21
 

Lado B 
01. Rock Me Amadeus (Extended Mix) - 7:02
02. Urban Tropical - 3:51
 

Direção: Falco
Escrito por: R. & F. Bolland, Falco
Produtores: Kurt Hauenstein, Bolland
 

Gravadora - A&M Records

screen02.jpg

Curiosidades:
 

-Há uma versão de “Rock Me Amadeus” com 8 minutos de duração chamada “Salieri Mix”. Ela está presente no álbum “Falco3”, lançado nos EUA e também em alguns singles. No filme Amadeus, Salieri é mostrado como se fosse um grande inimigo de Mozart, mas sabese que não existia uma rivalidade entre os compositores e que havia admiração e respeito entre os dois;
 

-Em uma votação realizada pela VH1, “Rock Me Amadeus” foi eleita uma das 100 melhores canções dos anos 80;
 

-Falco morreu em 1998, vítima de um acidente de carro. Um motorista de ônibus colidiu com a Mitsubishi Pajero que era dirigida pelo artista em uma cidade na República Dominicana. O músico foi enterrado em sua terra natal, Viena.

Outros sucesso como Dead or Alive, Culture Club, The Bangles e The Police, ficaram com seus pôsters pendurados nas paredes dos quartos de muita gente. Naquela época muitas pessoas também usavam bottons em suas jaquetas e as garotas desfilavam com suas pulseiras coloridas, polainas ao uso de muita maquiagem e batom Boka-Loka. Sem dúvida o visual ia dos pés a cabeça, dos tênis modelo iate coloridos até o “Gel New Wave” no cabelo. Visual por muitas vezes criticado há poucos anos atrás, mas o que vemos no ano de 2011 nas praias são o retorno dos óculos daquela época e pessoas usando relógios que trocam de pulseiras coloridas, já pensou se essa moda pega? ;)

Texto by Taccy Mikulski